2 de mar. de 2011
Estamos caminhando para 500 Km de trânsito?
Poucas palavras podem dizer muito, como demonstrado na matéria abaixo.
Embora hoje em dia tenhamos carros que vão facilmente até 200 Km/h, qual a velocidade média das grandes cidades? 15, 20 Km/h? Aposto que não passa muito disso...
Precisamos de novas soluções para novos problemas.
Que tal carros compartilhados? Já há empresas trabalhando nisso.
http://www.zipcar.com/
Transporte público? Deve ser a bandeira número 1, mas é preciso muito mais do que as palavras vazias dos governos que o Brasil tem tido nesta área.
Se nada for feito, caminhamos a passos largos para os 500 Km de trânsito em grandes capitais e o fatídico dia em que todos ficarão parados na porta de casa...
O Movimento Nossa São Paulo tem promovido discussões interessantes sobre a mobilidade urbana. Participe, contribua.
02/03/2011 - 18h39 - Folha on-line
Trânsito com carros verdes continua sendo trânsito, diz Ford
FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LONG BEACH, CALIFÓRNIA
Bill Ford, bisneto de Henry Ford e presidente do conselho da Ford, se considera um "ambientalista industrial" e tem duas paixões desde menino: carros e natureza. Mas foi só depois de entrar na faculdade, nos anos 70, que percebeu que as duas coisas eram conflitantes.
"Fui considerado um radical", disse Ford, sobre quando começou a trabalhar na montadora, no desenvolvimento de produtos, em 1979. "Chegaram a me chamar na diretoria e pedir para eu parar de sair com ambientalistas suspeitos."
Ford, 53, falou nesta quarta-feira no TED, evento de palestras de 18 minutos com pessoas das mais variadas áreas, que acontece até sexta-feira em Long Beach, na Califórnia.
No lugar de uma palestra corporativa, Ford discorreu sobre seus sonhos para o futuro dos carros. Quer dizer, não carros, e sim futuro dos sistemas de transporte.
"Precisamos mais do que simplesmente carros inteligentes. Precisamos de estacionamentos inteligentes, transporte público inteligente", disse. "O que realmente me inspira é o que será possível quando nossos carros começarem a conversar entre si."
Entre os diversos números que apresentou, Ford afirmou que em Pequim a média que uma pessoa passa no trânsito por dia é cinco horas, e que um trânsito de 160 quilômetros levou 11 dias para terminar na cidade.
"Um trânsito de carros verdes continua sendo trânsito. A solução não é criar mais estradas ou carros inteligentes. Mas sim uma rede de soluções global", disse Ford.
O executivo também afirmou que, em 2050, haverá entre 2 e 4 bilhões de carros no mundo, o que causará problemas sérios como transporte de alimentos.
"Eu costumava me preocupar em vender mais carros e caminhões. Hoje eu me preocupo por vender apenas carros e caminhões."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário